Segundo pressupostos da neurociência formulou-se a teoria relacionada aos hemisférios cerebrais serem separados entre o lado Emocional e Racional. Sendo então o lado direito com uma maior tendência voltada para criatividade, emoções, intuição.

Já o hemisfério esquerdo segundo a teoria seria mais voltado para o lado Racional com uma maior tendência a ser logico, serial, analítico, critico com isso, temos pessoas muito racionais e outras muito mais emocionais, essa descompensação é bastante comum.

O que é preciso perceber para o seu desenvolvimento pessoal se você é uma pessoa mais Emocional ou mais Racional?

O desequilíbrio entre os dois lados limita muitas vezes a realização de diversas atividades como também influem na tomada de decisões. Esse desequilíbrio, essa descompensação entre os dois lados influenciam muito em sua vida tanto em um âmbito profissional quanto pessoal.

Sendo então o lado direito com uma maior tendência voltada para criatividade, emoções, intuição, e o hemisfério esquerdo segundo a teoria seria mais voltado para o lado Racional com uma maior tendência a ser logico, serial, analítico, critico. Com isso, temos pessoas sendo muito racionais e outras muito mais emocionais, o que é necessário perceber para o seu desenvolvimento pessoal é se você é uma pessoa mais emocional ou racional.

Por isso muitas vezes as pessoas sentem-se frustradas em relação a diversas questões, por não conseguirem articular esses dois lados, emocional com o racional. Por isso o desenvolvimento do autoconhecimento. Esse desenvolvimento não acontecerá de uma hora para outra, é um processo; por isso dá importância do seu processo de conhecimento pessoal e desenvolvimento ser realizada com um profissional capacitado, pois, neste processo ocorreram mudanças pessoais e questões passadas que a muito estavam adormecidas, mas que te limitam a crescer e desenvolver aparecerão com isso, é preciso alguém que realmente tenha capacidade em conduzir este processo, pois pode ser muito doloroso caso seja um profissional sem qualificação e não saiba como conduzir tais questões.

Mas por que dói? Porque faz com que você se defronte consigo mesmo e ao se defrontar irá gerar mudança. A mudança parte primeiro por dentro para depois ser externa.

Não serão somente seus títulos acadêmicos e diplomas que determinarão a sua prosperidade financeira nem tão quanto uma vida equilibrada. Em geral, será o seu desenvolvimento pessoal e a articulação que você conseguir desenvolver do seu QI Quociente de inteligência e o QE, Quociente Emocional, são esses fatores em conjunto que determinarão se vai atingir suas metas, eles são o fator-chave de diferencial para sua vida.

Qual a razão para se desenvolver e se conhecer melhor? Pois, ao passar a se conhecer, conhecerá seus pontos fortes e os outros nos quais, precisa desenvolver, isso é um fato, quando você realmente se conhece se descobre e desperta seus potenciais irá avançar para outra fase na sua vida, pois voltar a ser como era não é mais uma opção.

Como Albert Einstein disse. “Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”

É assim com a sua evolução pessoal, não ficar olhando para trás para seu passado, lá você não vai encontrar aquilo que busca, se não era como queria, não é lá que irá encontrar, e sim no presente, e no que pode estar fazendo para mudar, para alcançar seus objetivos utilizando das habilidades que descobriu e está para desenvolver. Seu antigo EU aquela tem que passar, perceba você como era a dez anos atrás e veja se é a mesma pessoa hoje! Se for; está com um problema sério de evolução e desenvolvimento pessoal. Devemos buscar sempre estarmos em evolução, sermos melhores que fomos. Se você passou a se conhecer e agora está desenvolvendo o sua QE (inteligência emocional) certamente está encontrando fatores emocionais que não lhe servem mais. Pessoas que possuem o QE baixo, em geral, não lidam bem com suas emoções, deixando-se dominar por elas.

É imprescindível acontecer um equilíbrio entre o seu emocional com seu racional. O desenvolvimento do seu autoconhecimento com sua inteligência emocional tem relação direta em como irá lidar com suas emoções pessoais, é como se fosse você tentar pilotar, por exemplo, um carro de fórmula 1, você ainda não possui os reflexos, agilidade, preparo para pilotar adequadamente o veículo, você irá ao longo desse desenvolvimento adquirindo tais habilidades para saber o operar.

Esse exemplo é para sua vida também, ir adquirindo o conhecimento irá lhe dando base necessária para enfrentar de sobremaneira melhor as adversidades e poder ir mais adiante.

A Principal mudança começa por você!

x