As suas escolhas estão te aproximando mais ou menos de quem quer ser? Estão aproximando mais ou menos dos seus objetivos? Você é o resultado de suas escolhas, tudo que está ao seu redor tem alguma relação com os eventos da sua vida poder, escolher basicamente é isso! Assuma a responsabilidade; as pessoas adoram ouvir o lamento do outro para saber o quanto a vida dela é melhor que a sua; às vezes têm até quem disputa qual vida é mais nefasta que a da outra.

Muito de como você se vê, se percebe, do seu EU, é um fator intrínseco do seu processo, é como se eu pedisse para você: – Diga quem é você para mim? Vem do que você acredita de quem você é! Isso é um significante interno, é o que dizem mais comumente como sendo a definição de uma CRENÇA.

É um estado ou um processo mental, ou atitude de quem acredita em pessoa, coisa; ou fé, em termos religiosos. Que não dissocia tanto uma quanto da outra, pois, se você criou esse significante interno, ele está instaurado em seu SER, se você possui essa sensação de certeza, acaba que você tem fé na mesma. Esses significantes internos determinam o seu estado mental e dependendo do que você está acreditando sobre você, pode ser nefasto, para sua vida, pois, em geral, aquilo que você acredita ser, se torna! Ela pode tanto te impulsionar como te deter. O que não tem como é viver sem acreditar em nada, é como a questão do comportamento, quando um comportamento é aprendido não é esquecido, você pode aumentar esse comportamento, alimentando ele cotidianamente ou diminuí-lo, trocando-o por outro. Podendo assim fortalecer esse outro comportamento enfraquecendo o anterior.

Então elas se definem de duas maneiras. Umas que aumentam seu potencial e outras que limitam, eles facilitam ou dificultam, podem esses significantes, em alguns casos serem uma prisão emocional. Mas elas podem ser mudadas, elas se estabelecem por repetição que vai se reforçando cada vez mais, ou pode mudá-la por uma nova pela mesma ter causado tamanha emoção que fez a outra enfraquecer, e então essa nova passa a ser reforçada substituindo a outra.

Nós já chegamos num mundo já concebido, como assim? Seus pais, sua família, amigos, esperam algo de você, você em muitos casos tem sido e vivenciado essas expectativas que eles acreditaram no que você seria e até hoje ainda vive em sua vida. Novamente, será o autoconhecimento, o descobrir porquê faz as coisas de determinadas formas que irá conseguir se desvencilhar de algo.

É através do sistema sensorial que temos entrada de informação no nosso aparelho psíquico, sendo assim, o que você vê, ouvi e senti pode te afetar criando assim esses significantes internos. Exemplo: Sobre relacionamentos serem ruins; porque você ao ver colegas se separando, ouvindo sobre divórcios, e sentindo por empatia a dor que essas pessoas passaram, decidiu não investir em uma relação por conta de todo esse repertorio apreendido. Ao acreditar naquilo que determinaram em como você deve ser ou não é que te desestruturam. São situações e circunstancias, coisas que você fica continuamente repetindo para você, representando então diferente pode sim, ter mudança.

Outro exemplo, você vê coisas ruins diariamente, violência, crime, roubo, etc., somente consome os lixos que a sociedade lhe impõe, e determina que não vai mais assistir isso porque percebeu que todo esse conteúdo estava lhe fazendo mal. Começa então a ler, praticar esporte, assistir filmes que Irã motivá-lo; percebe que com essa atitude já ocorreu uma mudança, e sendo ela agora reforçada, a tendência de voltar para a outra diminui drasticamente! Muito Importante sobre esses significantes internos instaurados é que eles afetam diretamente a sua qualidade de vida, assim como também o seu equilíbrio emocional. Do que você tem se alimentado, esse alimento está te nutrindo ou te consumindo!

Qual é o seu valor para a sociedade?

As pessoas em geral colocam valor no dinheiro e se referendam a posse dele como sendo um fator de sucesso. Se a pessoa alcança ter dinheiro patrimônio, carros essa pessoa na sociedade é, em geral, tida como a bem-sucedida. As pessoas atualmente são aquilo que elas possuem, nem possuir agora precisa ter, só de apenas parecer que possui já basta! Estão aí as redes sociais para mostrar como tem sido superficiais a vida das pessoas. Legitimando que mesmo eu não tendo dinheiro, bens ou patrimônio somente parecer que possui tais bens no meio digital essa pessoa passa a imagem de ser uma pessoa muito bem-sucedida de sucesso mesmo sendo falsamente, basta. Pois, que legitima esse processo para elas são as outras pessoas.

Se a sua atual realidade não lhe basta, cria-se então uma realidade alternativa para então conseguir dar conta da sua vida real, pois, mesmo não possuindo tais bens ou valores, ou sendo esse sucesso, na realidade digital em sua mente projetou ser essa pessoa.

Mas o que é tão insuportável na vida dessas pessoas que elas não dão conta de viveram suas vidas na realidade? Uma delas é comparar a vida com a dos outros e, por comparar a sua com a das outras pessoas que podem possuir bens ou talvez não, criou-se um mundo totalmente ilusório onde as pessoas cada vez mais se alienam vivem para essa imagem.

Perceba atualmente o assustador número de coachs, treinadores, gurus, guias mentais, que surgiram atualmente prometendo que Irã ganhar dinheiro fácil, que você é o incompetente por não querer aquilo que eles mostram-lhe o que é bom? Oferecer pode, não tem problema quanto a isso, o que está trazendo prejuízo mentalmente para você é acreditar nisso.

Com o advindo de toda essa dinâmica vivida muitos se perderam assim como os seus referenciais; por eles serem fracos encontram nesses novos Profetas as repostas que não encontraram dentro de si mesmos. Novamente trago a reflexão, atualmente não precisa nem ter só de aparecer você é a uma pessoa de sucesso.

Quer um ótimo exemplo da futilidade atual, pessoas compram seguidores em redes sociais para parecerem serem famosas, bem-sucedidas, referenciais, ícones de uma sociedade que se alienou, quer uma coisa mais bizarra que comprar seguidores. Mas todos dois lados se alimentam da sua doença, onde um oferece um referencial e o outro, compra.

Não se aceitam como são e buscam se moldar aos padrões para se encaixaram de modo a terem alguma afeição. Rejeição é a palavra da vez, as pessoas sentindo-se rejeitada, em geral, busca nas redes sociais a aceitação que na vida real não encontra.

Qual o tipo de carro, tipo de moradia, relacionamentos, acredite, você é sim muito influenciado, ainda mais atualmente com tantos influencers usando a redes sociais lhe dizendo o que é bom, o que deve fazer e como deve ser! Para alterar isso e não ser refém do que lhe impõe, é preciso então se conhecer, começar a diferenciar. Para isso será o investimento no seu conhecimento pessoal que fará essa transformação. Como em todo processo de mudança pessoal vai envolver, dor, dedicação e sacrifício pessoal, mas, vale a pena pagar o preço por ser quem é, melhor que estar pagando o preço por ser outra pessoa que lhe convenceram que deveria ser!

A Principal mudança começa por você!

x